Experiência chocante

Nossa, que dia.

Hoje tive uma das experiências mais incríveis e diferentes da minha vida (eu não sei quais palavras posso usar).
Fui conhecer uma penitenciária aqui em Curitiba, que já está desativada, mas que foi capaz de me impressionar de uma maneira que eu jamais havia imaginado.

Foto - Aline Lima

Sofri e senti tristeza ao ver cada cela, cheias de desenhos, fotos de revistas, frases...
Senti um vazio muito grande ao saber que pessoas viveram anos naquele lugar.
Só vendo pra ter noção do que é aquilo.

Depois fui conhecer o Centro de Observação Criminológica e Triagem - COT, que, aí sim, tinha pessoas nas celas e tudo mais.
Tudo isso é muito igual e diferente de quando você vê em um filme. É uma sensação incrível demais, estou sem palavras. Eu olhava aquelas pessoas nas celas, tanto mulheres quanto homens, e ficava me perguntando o que aconteceu...

Tomei coragem e comecei a conversar com uma mulher, que me contou um pouco da sua história, sobre o tráfico de drogas, sobre seus filhos...

Foto - Aline Lima
Tudo ao meu redor estava cercado por grades fortes, por prisões físicas, mas, principalmente, tudo estava cercado por uma prisão psicológica infinita.

Eu não fazia ideia do que as pessoas tinham feito para chegar àquela situação, mas eu queria que elas pudessem se redimir e ir para casa. Naquele momento não existe sorriso, luz ou felicidade. Eu senti tudo, menos esses sentimentos bons, que tranquilizam.

Eu viveria tudo de novo, mas é uma experiência chocante.




Comentários

Postagens mais visitadas