"Nos deram espelhos e vimos um mundo doente..."


"Perdi 5 quilos, estou tão feliz."

Essa frase eu ouvi da boca de uma menina de uns 15 anos, super magra, falando alegremente para suas amigas (provavelmente da mesma idade).

Sei que 9 em 10 mulheres sonham em perder peso. Sei que as capas de revistas estampam mulheres-lindas-magras que indicam como perder 12kg em 20 dias.
Sei que as vitrines das lojas mostram roupas descoladas que só cabem em gente de pouca bunda e muito osso.

É uma realidade, não tem como negar. As pessoas querem ser magras e fazem loucuras para perder peso.
Mas me pergunto onde isso vai parar.
Sinceramente eu me assustei ouvindo a menina dizer que estava feliz por esse motivo e olhei para trás para ver quem era a pessoa. Quando eu vi o físico da menina, me assustei ainda mais.

Até quando isso vai ser a nossa realidade?
É ruim saber que muitos jovens são doentes para atingir uma beleza inexistente.
Sinto muito ao saber que meninas são capazes de ficar o dia inteiro com fome, pelo fato de quererem ser tão magras quanto as modelos esqueléticas da televisão.

Existe a busca incessante por uma beleza que não é real, não é natural e jamais será saudável.

Não seremos hipócritas ao dizer que não queremos ser magras. Todas as mulheres querem ter um corpo bem modelado e uma cintura fina. Eu não sou hipócrita e afirmo sim que eu gosto de ser magra. Sempre fui pequena (em todos os sentidos) e sou feliz assim.

Mas é doentio viver para isso. É doentio deixar de viver por isso.

Eu não tenho palavras para expressar o quanto isso me soa assustador. Como é horrível ver que meninas de 15 anos têm como referência esse tipo de atitude que, certamente, viram na televisão ou ouviram as conversas da mãe com as amigas.

Me pergunto onde isso vai parar. Até quando vamos exigir de nós coisas que nosso corpo não pode oferecer?

Um dia eu estava esperando um ônibus e vi dois cachorros dentro de um quintal. Um era pincher e outro pastor alemão. Os dois estavam brincando e comecei a analisar a cena.

O que seria do pastor alemão se um dia esse sonhasse em ser um pincher?
Ele jamais será um pincher. O pastor tem uma estrutura óssea diferente, pelos diferentes, dentes, olhos e temperamento diferente do pincher.
Ele jamais será magro e pequeno como o pincher e nunca terá o mesmo latido.

Peguei esse exemplo ridículo para nos comparar: quando vamos entender que somos diferentes? Quando vamos entender que a menina da novela tem 50 quilos porque ela é pequena, tem um estilo de vida diferente e que não precisamos ser iguais a ela? Quando vamos perceber que quem nasceu para ser pincher nunca será um pastor alemão?

Sinceramente acho que é tempo de refletir, corrigir e buscar a felicidade. É tempo de rejeitar padrões estúpidos de uma beleza doentia.
Se você quer emagrecer e acha que isso vai te fazer sentir melhor, então busque isso. Mas tenha em mente que nossa vida é pequena demais para perder tanto tempo lutando com isso. Tenha em mente que a felicidade é mais importante que uma balança e que ter saúde (principalmente mental) é muito, muito, muito mais essencial.

"Nos deram espelhos e vimos um mundo doente..."

(Incrível como essa música do Legião me parece tão atual. Triste.)




Comentários

Postagens mais visitadas